ENDODONTIA & TRATAMENTO DE CANAL

O tratamento endodôntico é realizado pela remoção da polpa inflamada ou necrótica, seguido da limpeza e desinfecção do canal e sua obturação, vedando totalmente o espaço vazio ocupado anteriormente pela polpa da coroa e da raiz.

Exige uma ou mais consultas que envolvem alguns passos:

• Anestesia – que em algumas situações pode não ser necessária (caso seja retratamento de canal)
  • Isolamento – um lençol de látex é colocado sobre o dente para mantê-lo seco e sem contaminação
  • Abertura – é feito um acesso na coroa do dente até a câmara pulpar
  • Remoção da polpa – feita com limas próprias ajustadas no comprimento adequado do dente. Juntamente com a limagem irriga-se com substâncias químicas, obtendo-se limpeza, desinfecção e modelagem do espaço interno, para ser obturado (vedado)
  • Curativo temporário – uma medicação antibacteriana poderá ser colocada no interior da câmara e do canal entre uma sessão e outra para manter ou incrementar a desinfecção obtida na fase anterior
  • Obturação do canal – o canal geralmente é obturado com um material apropriado para seu selamento.

A polpa é removida, o canal é limpo, modelado e obturado. No estágio final o dente será restaurado por uma coroa total ou uma restauração parcial para fortalecê-lo e melhorar sua aparência estética. Em muitos casos, após o tratamento do canal, pode ser indicada a colocação de pino de fibra de vidro para reforço estrutural do dente.

Dê o primeiro passo rumo ao sorriso que sempre sonhou.