PERIODONTIA & TRATAMENTO DE GENGIVAS

A Periodontia é a especialidade que tem como objetivo o estudo dos tecidos de suporte e circundantes dos dentes ou implantes, o diagnóstico, a prevenção, o tratamento das alterações nesses tecidos e das manifestações das condições sistêmicas no periodonto, além da terapia de manutenção para o controle da saúde. Ou seja, visa cuidar da gengiva e do sistema de suporte do dente (osso e ligamentos periodontais).

Os sintomas mais comuns de problemas periodontais são dentes amolecidos, sangramento da gengiva, gengiva inchada e mau hálito.

Dentre as principais causas de problemas periodontais podem ser citados: má higienização, tabagismo, cigarro eletrônico, consumo exagerado de álcool, diabetes não controlada, alterações hormonais próprias da puberdade e da gravidez.

Os tratamentos da periodontia envolvem:

• raspagem subgengival – limpeza e descontaminação de tártaro em caso de inflamação com diferentes graus de severidade ou mobilidade dentária
  • aumento de coroa clínica para reabilitação protética
  • aumento de coroa clínica com finalidade estética, para diminuir sorriso gengival
  • aumento do comprimento dos dentes

No caso de se identificar problemas desta natureza será necessário realizar radiografias para avaliar a perda óssea envolvida em inflamações severas e, eventualmente, exame tomográfico para subsidiar o planejamento das necessidades específicas daquele caso e a sequência de ações que permitam o restabelecimento da saúde gengival.

Dê o primeiro passo rumo ao sorriso que sempre sonhou.